PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reino Unido segue sem posição definida sobre armar rebeldes sírios

22 jun 2013 - 07h40
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, afirmou neste sábado em Doha que a postura de seu país sobre o conflito sírio não mudou e que ainda não adotou uma decisão para armar os rebeldes.

"Não há nenhuma mudança na política do Reino Unido em relação à Síria, nem sobre a questão tão debatida de fornecer ajuda letal de qualquer tipo à oposição. Ainda não tomamos uma decisão", disse Hague aos jornalistas, segundo o canal catariano Al Jazeera.

O chefe da diplomacia britânica explicou que é uma decisão que deve ser tomada pelo Parlamento de seu país e destacou que o Reino Unido centra seus esforços em proporcionar ajuda humanitária aos sírios e em promover uma solução política. "No final, só há uma solução, a política, para este conflito", ressaltou.

O ministro britânico fez estas declarações antes do começo de uma conferência do grupo de países Amigos da Síria hoje em Doha, onde a provisão de armas aos rebeldes é o tema central da agenda.

Para Hague, esta reunião é "uma oportunidade para coordenar as ideias e as ações".

Além do britânico, representantes de Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Turquia, Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Catar participarão da conferência.

Este será o primeiro encontro dos Amigos da Síria desde que Washington anunciou no último dia 13 que tinha a intenção de proporcionar pela primeira vez ajuda militar aos rebeldes, após constatar que o regime tinha empregado armas químicas na batalha.

O chefe do Conselho Militar Supremo do Exército Livre Sírio (ELS), general Salim Idris, declarou ontem à rede de televisão "Al Arabiya" que os rebeldes conseguiram armas mais poderosas, que mudarão a situação no terreno.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade