PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes sírios tomam principal posto fronteiriço com Israel em Golã

6 jun 2013 - 04h52
(atualizado às 07h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Os rebeldes sírios tomaram o controle de um posto na fronteira na colina de Golã, na linha de cessar-fogo entre Israel e Síria, informou a rádio militar israelense. "O Exército israelense confirma que a passagem de Quneitra caiu nas mãos dos rebeldes", informou a rádio. Procurado pela AFP, um porta-voz do Exército sírio se recusou a comentar a notícia.

Segundo a emissora israelense, combates foram registrados em Quneitra, próxima da passagem de mesmo nome, no centro da colina estratégica e controlada até agora pelo Exército sírio. Fontes das forças de segurança israelenses confirmaram tiroteios, mas não informaram se os rebeldes tomaram o controle da passagem.

O Exército aconselhou aos agricultores que não se aproximem da região e informou que alguns soldados sírios foram levados para um hospital do norte de Israel. Nos últimos três meses, pelo menos 16 feridos de guerra na Síria cruzaram a fronteira e receberam atendimento médico em um hospital de Safed.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou "violentos combates entre as forças oficiais e os rebeldes em Quneitra". "Os rebeldes atacaram postos e veículos do Exército e tomaram o controle da passagem na fronteira com a parte ocupada do Golã sírio", afirmou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

Israel, oficialmente em estado de guerra com a Síria, ocupa desde 1967 quase 1,2 mil quilômetros quadrados na colina de Golã anexados ao território do país. A comunidade internacional nunca reconheceu a anexação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade