PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes sírios denunciam novo massacre em Homs

29 dez 2012 - 18h22
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Rebeldes sírios denunciaram neste sábado um massacre por parte das forças do regime de Bashar al Assad no bairro de Deir Balbeh, no nordeste da cidade de Homs, no qual teriam morrido pelo menos 220 pessoas. O número também é citado pelos Comitês de Coordenação locais, outro órgão da oposição.

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria

Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Qasem Saadedin, membro do Comando Militar Supremo dos rebeldes sírios, disse à Agência Efe que as vítimas foram executadas de forma sumária, queimadas e enterradas em uma vala comum, e acrescentou que 177 delas já foram identificadas. Saadedin, responsável pelas operações militares dos rebeldes na província de Hama e por armamentos na de Homs, assinalou que o balanço preliminar dos mortos ao longo do dia de hoje é de 362, entre os quais não estão incluídos membros das forças leais a Bashar al-Assad.

Por sua vez, o presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, assinalou à Efe que não podia confirmar o número de vítimas, mas que recebeu informações que dezenas de pessoas, entre elas combatentes e civis, foram executados em Deir Balbeh. Este massacre, que ainda não foi confirmado de forma independente devido às restrições impostas sobre as apresentações de relatórios pelo regime sírio, coincide com o final da viagem a Rússia do mediador internacional, Lakhdar Brahimi.

Brahimi assegurou em Moscou que a Síria tem duas opções: iniciar um processo de transição política ou "descer a um inferno como o da Somália".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade