PUBLICIDADE

África

Rebeldes poderiam encorajar ataque aéreo à Líbia, diz jornal

1 mar 2011 - 21h44
(atualizado às 23h22)
Compartilhar

Os rebeldes líbios estariam cogitando encorajar ataques aéreos contra importantes instalações militares das forças de Muammar Kadafi, informa reportagem do New York Times, publicada nesta terça-feira na página do jornal. O plano do conselho de líderes rebeldes que lutam contra o regime do coronnel envolveria, todavia, requerir que o ataque fosse realizado sob a tutela da Organização das Nações Unidas (ONU), o que, de acordo com o jornal, impediria que a ação fosse qualificada como uma "intervenção internacional".

info infográfico líbia infromações sobre o país
info infográfico líbia infromações sobre o país
Foto: AFP

Com uma intervenção realizada sob a guarida da ONU, a estratégia do conselho - o qual foi anunciado nesta terça para gerir os esforços em direção à derrocada de Kadafi - seria contar com o apoio da massa dos manifestantes, cujo sentimento comum é de repulsa à ideia de interferência estrangeira na revolução. Como exemplo serviriam as populações tunisiana e egípcia, que igualmente protagonizaram levantes contra seus presidentes, durante os quais gestaram um forte sentimento de nacionalidade e independência do exterior.

A hipótese levantada pelos rebeldes líbios ocorre em meio à crescente força dos protestos contra Kadafi, acompanhada da resiliência do coronel em ceder poder. O país vai gradualmente dando a impressão de estar cindido entre os movimentos opositores e redutos de resistência de Kadafi. Estima-se que a onda de violência resultante da equação já tenha matado mais de mil pessoas - número certamente superior aos movimentos na Tunísia e no Egito somados. Mais de 100 mil já deixaram o país.

Do lado de fora, cresce a pressão sobre o governo. Nesta terça, em meio a mais uma rodada de condenações e recriminações às ações de Kadafi, a Líbia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos da Organizações Unidas. O gesto, porém, como também indica a matéria do New York Times, está ainda muito longe das pretensões dos rebeldes de eventualmente poderem contar com um ataque concreto e direto para enfraquecer o líder líbio. Também hoje a agência AFP noticiou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) permanece sem plano completo para uma ação em solo líbio.

O ataque aventado pelo conselho, segundo a reportagem do jornal, teria como alvo somente alvos militares, e, como objetivo, reduzir o poderio das forças do governo. Entre as bases cogitadas está a da capital líbia, Trípoli, que se tornou palco da cisão do país. Ataques diretos contra indivíduos não estariam nos planos do conselho, de acordo com a matéria.

Líbios enfrentam repressão e desafiam Kadafi

Impulsionada pela derrocada dos presidentes da Tunísia e do Egito, a população da Líbia iniciou protestos contra o líder Muammar Kadafi, que comanda o país desde 1969. As manifestações começaram a tomar vulto no dia 17 de fevereiro, e, em poucos dias, ao menos a capital Trípoli e as cidades de Benghazi e Tobruk já haviam se tornado palco de confrontos entre manifestantes e o exército.

Os relatos vindos do país não são precisos, mas tudo leva a crer que a onda de protestos nas ruas líbias já é bem mais violenta que as que derrubaram o tunisiano Ben Ali e o egípcio Mubarak. A população tem enfrentado uma dura repressão das forças armadas comandas por Kadafi. Há informações de que aeronáutica líbia teria bombardeado grupos de manifestantes em Trípoli. Estima-se que centenas de pessoas, entre manifestantes e policiais, tenham morrido.

Além da repressão, o governo líbio reagiu através dos pronunciamentos de Saif al-Islam , filho de Kadafi, que foi à TV acusar os protestos de um complô para dividir a Líbia, e do próprio Kadafi, que, também pela televisão, esbravejou durante mais de uma hora, xingando os contestadores de suas quatro décadas de governo centralizado e ameaçando-os de morte.

Além do clamor das ruas, a pressão política também cresce contra o coronel Kadafi. Internamente, um ministro líbio renuncioue pediu que as Forças Armadas se unissem à população. Vários embaixadores líbiostambém pediram renúncia ou, ao menos, teceram duras críticas à repressão. Além disso, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez reuniões emergenciais, nas quais responsabilizou Kadafi pelas mortes e indicou que a chacina na Líbia pode configurar um crime contra a humanidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade