PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes garantem controle de arredores da capital da Líbia

16 ago 2011 - 09h08
(atualizado às 10h08)
Compartilhar

Os rebeldes líbios garantiram o controle sobre as cidades mais próximas a Trípoli que foram tomadas no último final de semana, mas as brigadas leais ao regime do coronel Muammar Kadafi exibiram nesta terça-feira seu poderio ofensivo com o lançamento de um míssil Scud, o primeiro nesta guerra civil.

Os rebeldes conseguiram retomar o controle de Al Zawiyah, palco de uma cruel repressão por parte do regime, mediante um cerco à única cidade do oeste que se opôs a Kadafi no começo da revolta no último dia 17 de fevereiro, porém, os porta-vozes rebeldes admitiram que ainda existem focos de resistência.

A ofensiva rebelde pelo oeste e pelo leste da capital avançou desde as montanhas de Nafusa, ao sul da capital, e posicionou suas tropas a cerca de 50 quilômetros ao oeste de Trípoli.

Após ultrapassar Surman e Gharyan, os opositores de Kadafi chegaram nesta terça-feira a Sabrata, segundo informaram canais árabes por satélite. A rede de televisão catariana Al Jazira mostrou imagens das colunas rebeldes nesta cidade exibindo seus estandartes e confiantes em sua vitória.

"Há um desmoronamento desconhecido e surpreendente no seio do regime. Em Sabrata, por exemplo, não encontramos quase nenhuma resistência", disse ao canal um dos combatentes.

Ao sudeste de Trípoli, em Tawarga, cidade próxima a Misrata e palco de duros enfrentamentos, os rebeldes chegaram há apenas dois dias.

Os combates pelo controle desta vila representaram um enorme desgaste para os revolucionários líbios e para os moradores de Misrata, pois era o lugar eleito pelos defensores do regime para castigar as tropas rebeldes e bombardear a cidade portuária, que conseguiu suportar o cerco das brigadas de Kadafi desde o início da revolta popular.

A ofensiva da brigada "Helbus" de Misrata, uma das mais poderosas em armamento e soldados, acabou com este enclave que fechava a passagem ao leste dos rebeldes rumo a Sirte, cidade natal de Kadafi.

De acordo com a imprensa, os rebeldes encontraram em Tawarga, ruas repletas com restos de material militar abandonado pelas brigadas do líder líbio.

"Recuperamos uma quantidade incrível de material e também baterias de lança-mísseis. Deixaram tudo antes de se retirar, mas também comprovamos que as tropas de Kadafi tinham tomado civis como reféns e os empregaram como escudos humanos", disse à agência Efe Ramy el Misrata, membro do comando rebelde.

No entanto, o controle da estrada que une a capital com a fronteira tunisiana após a tomada de Al Zawiyah, distante 60 km da capital líbia, representou uma grande injeção de moral para os rebeldes, que veem cada vez mais próximo seu objetivo de rodear Trípoli para promover a insurreição popular e a queda de Kadafi.

Além da refinaria de Al Zawiyah, fundamental para o abastecimento de combustível para as forças do regime, os rebeldes ameaçam agora o posto de controle fronteiriço com a Tunísia, ainda nas mãos de Kadafi.

Enquanto isso, na frente leste, continuam os enfrentamentos na região do terminal petrolífero de Brega, que as tropas fiéis ao regime defendem com ferocidade dada a sua importância econômica.

Segundo fontes rebeldes, as brigadas de Kadafi se retiraram nesta terça-feira da zona portuária e industrial deste enclave petroleiro que mudou várias vezes de mãos desde o início das revoltas contra Kadafi, mas ainda ameaçam os combatentes revolucionários com franco-atiradores dispersos pela região.

Segundo fontes militares norte-americanas, na madrugada desta terça-feira, o regime líbio usou pela primeira vez seu arsenal de mísseis Scud, porém, o projétil caiu em uma área deserta de Brega sem causar danos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade