PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rebeldes e tropas sírias se enfrentam em Qusair

1 jun 2013 - 10h28
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas sírias e guerrilheiros do Hezbollah que fazem um cerco à cidade fronteiriça de Qusair duelaram com os rebeldes neste sábado, e a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ambos os lados de que podem ser responsabilizados por problemas sofridos por civis na região.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que tem sede na Grã-Bretanha, afirmou que os conflitos estavam ocorrendo dentro de Qusair e em vilarejos ao redor da cidade, amplamente controlada pelas forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que cortaram todos os acessos à cidade.

Rebeldes pediram ajuda militar e médica para as centenas de pessoas feridas nos conflitos com as tropas do governo, que estão respondendo com força aos ataques ao redor da capital, Damasco, e no sul e centro da nação.

A disputa por Qusair ocorre ao mesmo tempo em que Estados Unidos e Rússia tentam superar grandes diferenças sobre a Síria e levar os dois lados para a mesa de negociação, buscando uma solução política para a guerra civil que já matou 80 mil pessoas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está monitorando a batalha por Qusair "com a pior das preocupações" e pediu que ambos os lados permitam que civis fujam da região, que normalmente abriga 30 mil pessoas.

"Os olhos do mundo estão sobre eles, e eles serão responsabilizados por quaisquer atos de atrocidade que realizem contra a população civil de Qusair", afirmou a ONU em comunicado.

A batalha por Qusair, que já dura duas semanas, tem o objetivo de assegurar o controle das rotas de abastecimento perto da fronteira com o Líbano, a qual os lados se acusam mutualmente de usá-la para incrementar suas forças na Síria.

Para Assad, controlar Qusair também fará com que ele solidifique o domínio dos territórios ao redor da capital Damasco e seu reduto, na costa do Mar Mediterrâneo.

O importante papel de guerrilheiros do grupo xiita libanês Hezbollah na guerra civil irritou os rebeldes, que ameaçaram levar o conflito para dentro do Líbano se a guerrilha não deixar os combates.

No começo deste sábado, pelo menos sete foguetes foram lançados para o Vale do Beqaa, no Líbano, a partir de territórios sírios controlados pelos rebeldes, disseram fontes.

A maioria dos foguetes caiu em campos vazios. Ninguém ficou ferido, mas alguns edifícios foram danificados pelos destroços.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade