PUBLICIDADE

Mundo

Protesto de 20 fevereiro no Marrocos recebe novas adesões

16 fev 2011 - 17h16
(atualizado às 18h06)
Compartilhar

O protesto convocado por jovens ativistas no Marrocos para o dia 20 de fevereiro recebeu nesta quarta-feira novas adesões de organizações e grupos, como o islamita Justiça e Caridade, que confirmaram à Efe sua participação. O movimento islamita ilegalizado Al Adl Wal Ihsane (Justiça e Caridade) e o partido marxista Annahj Edimoughrati (Via Democrática) - que são os principais opositores à atual Constituição marroquina - anunciaram nesta quarta-feira sua participação nas manifestações de 20 de fevereiro.

info infográfico distúrbios mundo árabe
info infográfico distúrbios mundo árabe
Foto: AFP

Hassan Benajeh, diretor do gabinete do porta-voz do Justiça e Caridade, confirmou a participação de seu movimento no protesto do próximo domingo. Benajeh acrescentou que seu movimento "decidiu participar do protesto e de todas as manifestações pacíficas do povo marroquino, que reivindica a melhora de suas condições de vida, dignidade, liberdade e, principalmente, uma mudança política verdadeira que construa um Marrocos novo". Benajeh, que também é Secretário-Geral das juventudes deste movimento islamita, acrescentou que o Justiça e Caridade deu "liberdade de decisão a seus setores juvenis sobre sua participação".

O Secretário-Geral do partido Via Democrática, Abdelah Lharrif, confirmou a participação de sua organização no protesto do próximo domingo, e pediu ao povo marroquino para "impor seu direito à autodeterminação e estabelecer um sistema parlamentar democrático que acabe com o regime autocrático". Lharrif reivindicou, através de um vídeo divulgado no YouTube, "uma Constituição democrática elaborada por uma Assembleia Constituinte, que encarne a vontade do povo marroquino, reconheça a igualdade entre homens e mulheres, e reconheça o amazigh como cultura nacional e língua oficial". Ele também pediu "a dissolução de todas as instituições eleitas, inclusive o atual Governo", ao qual "falta legitimidade popular e democracia".

EFE   
Compartilhar
Publicidade