PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente sírio diz que país está em "real estado de guerra"

26 jun 2012 - 16h38
(atualizado às 18h22)
Compartilhar

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou nesta terça-feira que o país vive "um verdadeiro estado de guerra", em discurso durante a cerimônia de juramento do novo governo nacional.

Corpos de vítimas de violenta ofensiva governamental são refrigerados com técnicas precárias na Síria
Corpos de vítimas de violenta ofensiva governamental são refrigerados com técnicas precárias na Síria
Foto: AFP

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"Estamos vivendo um verdadeiro estado de guerra com todas suas características e com todo o sentido da palavra", ressaltou Assad, no discurso mencionado pela agência de notícias oficial "Sana".

Assad ressaltou que, na situação atual, todas as políticas governamentais "têm de estar dirigidas a vencer essa guerra".

No último dia 12, o subsecretário-geral para Operações de Paz da ONU, o francês Hervé Ladsous, disse que a situação da Síria já era de guerra civil ante o "enorme aumento da violência".

Em resposta, as autoridades de Damasco disseram um dia depois que o termo guerra civil "não se adéqua à realidade" da Síria, onde, em sua opinião, há um conflito contra grupos terroristas.

A ONU decidiu nesta terça-feira manter suspensas as operações dos observadores na Síria ante a incessante violência no país, anunciou o próprio Ladsous.

O responsável argumentou que as condições in loco são ainda "perigosas demais" para os militares desarmados que integram a Missão de Supervisão das Nações Unidas na Síria (UNSMIS).

Segundo dados da ONU, mais de 11 mil pessoas perderam a vida na Síria desde que, em março de 2011, eclodiram protestos populares duramente reprimidos pelo regime.

Os cerca de 16 meses de violência contínua obrigaram dezenas de milhares de pessoas a se deslocarem de forma interna e outras cerca de 60 mil a buscar refúgio nos países vizinhos, principalmente Jordânia, Turquia e Líbano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade