PUBLICIDADE

Mundo

Policiais serão mobilizados para conter manifestação em Argel

10 fev 2011 - 17h03
(atualizado às 17h22)
Compartilhar

Um enorme dispositivo policial, integrado por cerca de 30 mil agentes, ocuparão Argel no próximo sábado por ocasião da manifestação convocada por partidos opositores e organizações da sociedade civil, que reivindicam uma mudança no regime, informou nesta quinta-feira a imprensa argelina.

A manifestação, que foi proibida pelo Governo provincial da capital, mas que seus organizadores resolveram manter, criou grande expectativa no país nas últimas semanas.

Segundo a edição digital do jornal em árabe El Khabar, 30 mil policiais - muitos procedentes de outras regiões do país - serão mobilizados na capital.

Já o jornal Echourouk afirmou que as forças policiais receberam instruções para evitar incidentes durante o protesto, embora tenham sido proibidas de abrir fogo contra os manifestantes.

Também foram reforçados veículos e equipamentos antidistúrbios nos principais centros de segurança de Argel, segundo a mesma fonte.

Além dos policiais, os membros da Gendarmaria Nacional encarregados de controlar as principais vias de acesso à capital ficarão a cargo da segurança.

A denominada coordenadoria nacional para a democracia e a mudança, que convocou as manifestações, é integrada por partidos de oposição e várias organizações da sociedade civil.

Nas redes sociais, multiplicaram-se nos últimos dias as chamadas para que as pessoas participem das manifestações na capital e em outras cidades do país para exigir o fim das restrições às liberdades e uma mudança no regime.

EFE   
Compartilhar
Publicidade