PUBLICIDADE

Oriente Médio

Plano de Assad para é "parcial" e "sectário", diz Brahimi

9 jan 2013 - 17h19
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O plano do presidente Bashar al-Assad para solucionar a crise síria é "talvez ainda mais sectário, mais parcial" do que outras iniciativas anteriores apresentadas pelo governo, disse nesta quarta-feira à rede BBC o enviado especial para a paz, Lakhdar Brahimi.

Lakhdar Brahimi, o enviado especial da ONU à Síria, em comunicado de novembro de 2012
Lakhdar Brahimi, o enviado especial da ONU à Síria, em comunicado de novembro de 2012
Foto: AP

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria

Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"É a repetição de iniciativas anteriores que claramente não funcionaram (...). O que foi dito desta vez, verdadeiramente, não é diferente, talvez ainda mais sectário, mais parcial", declarou Brahimi ao se manifestar pela primeira vez sobre o plano de três fases anunciado por Assad no domingo. "Em 2012 houve um novo Parlamento, uma nova Constituição, um novo governo. E a situação não melhorou nada", considerou o emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria.

"É preciso reconhecer que há um problema, um grave problema entre os sírios, e que os sírios devem conversar para resolvê-lo", continuou. "Na Síria, como em outras partes, os povos da região exigem uma mudança verdadeira, não uma mudança cosmética. O tempo das reformas generosamente aceitas (pelo poder) já terminou", disse com ironia.

"O povo quer impor sua visão sobre a forma como se governa. Na Síria, em particular, o que as pessoas dizem é que o reinado de uma família por 40 anos é um pouco longo. Acredito que o presidente Assad poderia tomar a iniciativa de atender às aspirações de seu povo, em vez de resistir", disse. Brahimi referiu-se ao pai de Bashar al-Assad, Hafez al-Assad, que tomou o poder em 1970.

Bashar al-Assad, que sucedeu seu pai em 2000, propôs no domingo um plano para acabar com a crise de 21 meses que prevê o fim das operações militares, seguido de um diálogo nacional presidido por seu próprio governo. Apesar da rejeição categórica deste plano pela oposição, o governo tenta desde terça-feira estabelecer os mecanismos de aplicação deste mapa do caminho.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade