PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Oposição síria pede união de rebeldes em batalha por cidade chave

Apoiado por combatentes do Hezbollah libanês, Exército sírio continua pelo quarto dia ofensiva contra a cidade de Al Quseir

22 mai 2013 - 06h13
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Civis procuram por sobreviventes em meio a destroços após suposto bombardeio do Exército em Al Quseir, na terça-feira
Civis procuram por sobreviventes em meio a destroços após suposto bombardeio do Exército em Al Quseir, na terça-feira
Foto: Reuters

O líder da oposição síria, George Sabra, pediu nesta quarta-feira aos rebeldes de todo o país que "compareçam correndo em resgate" ao reduto rebelde de Al Quseir, pelo qual lutam há alguns dias as tropas do regime apoiadas por combatentes do Hezbollah libanês.

"Batalhões revolucionários e Exército Sírio Livre, corram ao resgate de Al Quseir e Homs", afirma Sabra em um comunicado no qual convoca todas as brigadas do país a enviar forças e armas, "mesmo que sejam pequenas".

Sabra também pediu a criação de um corredor humanitário para ajudar a população de Al Quseir. "Pedimos à comunidade internacional a abertura de um corredor humanitário para resgatar os feridos e levar medicamentos e assistência às 50 mil pessoas sitiadas", afirmou.

O opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, calcula que 25 mil civis estão retidos em Al Quseir, além de outras milhares de pessoas ao redor da cidade da província de Homs (centro).

Sabra também pediu ao Conselho de Segurança da ONU a "convocação de uma reunião de emergência". "Estão violando as fronteiras e a soberania de nosso país e as vidas de seus cidadãos. Pedimos ao Conselho de Segurança que tome uma posição à altura da gravidade da situação", disse.

O Hezbollah libanês enviou mais tropas de elite para lutar ao lado do Exército sírio e tentar assumir o controle de Al Quseir, uma intervenção que o governo dos Estados Unidos condenou e que levou a União Europeia a estudar a inclusão do braço armado do movimento xiita na lista de organizações terroristas.

Uma reunião grupo de "Amigos da Síria", que inclui países que apoiam a oposição ao regime de Bashar al-Assad, acontece nesta quarta-feira em Amã para preparar a conferência internacional "Genebra II", estimulada por Rússia e Estados Unidos.

Ataques seguem nesta quarta-feira

Os bombardeios contra Al Quseir continuaram pelo quarto dia consecutivo nesta quarta-feira e coincidiram com enfrentamentos entre as forças do regime de Damasco e os insurgentes. O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os soldados do regime bombardearam esta manhã diferentes pontos de Al Quseir, simultaneamente aos confrontos em sua periferia, na cidade de Shamsin.

Os Comitês de Coordenação Local, de oposição, informaram que durante o dia de ontem aconteceram 365 ataques das forças do regime contra diferentes pontos da província de Homs, a maioria deles em Al Quseir. Os ataques foram realizados com barris de explosivos e diferentes tipos de projéteis. Ainda não se sabe o número de vítimas causadas pelos bombardeios e os enfrentamentos de hoje.

A agência de notícias estatal síria Sana afirmou que o Exército frustrou uma tentativa de um suposto grupo terrorista de se infiltrar do Líbano pelas regiões de Halat, Ozeir e Oyun al Shara, na cidade de Tal Kalaj, na província de Homs e próxima à fronteira com o Líbano. A agência, que cita uma fonte oficial, ressalta que a maioria dos "terroristas", como o regime chama os insurgentes, morreu ou ficou ferida.

No último dia 19, o regime, apoiado por milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah, segundo a oposição, iniciou uma ofensiva sobre Al Quseir com uma série de intensos ataques aéreos, que deixaram dezenas de mortos. Al Quseir é uma cidade estratégica por sua proximidade à fronteira com o Líbano e sua localização entre este e a cidade de Homs, e entre Damasco e os redutos do regime do litoral mediterrâneo, onde vive uma maioria alauita, confissão da família Assad.

Com informações das agências de notícias AFP e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade