PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria encerra assembleia sem definir novo presidente

31 mai 2013 - 06h19
(atualizado às 06h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), que tenta representar politicamente a oposição contra o regime de Bashar al Assad, encerrou seu assembleia em Istambul após uma semana de debates sem poder escolher um novo presidente, informou nesta sexta-feira a organização em comunicado.

Os 63 membros da CNFROS se reuniram na quinta-feira 23 de maio em um hotel de Istambul para debater a ampliação do organismo e a aprovação do gabinete ministerial liderado por Ghassan Hitto e, sobretudo, para escolher um novo presidente que substituísse Moaz al Khatib, que renunciou em abril.

No entanto, os debates sobre a ampliação, considerados necessários para dar maior representatividade a CNFROS, se ampliaram durante sete dias e só foram encerrados ontem com o consenso de admitir 51 novos membros, o que praticamente duplica o tamanho do organismo e eleva para 114 o número total de participantes.

Entre os novos membros se encontra o prestigiado opositor Michel Quilo e uma dezena de personagens associados a seu movimento, a chamada "Lista Democrática". Apesar de 20 de nomes terem sido votados de forma individual, uma cota de 14 membros foi atribuída ao movimento revolucionário sírio no terreno e outros 15 a representantes civis do Exército Livre da Síria (ELS), que também defende a saída de Assad.

A ampliação foi o único resultado obtido nesta semana de debates, além da reafirmação de sua ausência na conferência de Genebra, convocada pelos Estados Unidos e Rússia para achar uma solução negociada ao conflito. A eleição do novo presidente foi adiada para o próximo dia 12 de junho, acrescentou a nota da CNFROS.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade