PUBLICIDADE

Oriente Médio

Oposição síria elege premiê interino para áreas controladas pelos rebeldes

Ghassan Hitto é o nome escolhido em meio a uma votação marcada por dissidências internas para tentar dar unidade à rebelião contra Assad

18 mar 2013 - 20h58
(atualizado às 21h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Líderes da oposição síria, durante a reunião em Istambul, nesta segunda-feira</p>
Líderes da oposição síria, durante a reunião em Istambul, nesta segunda-feira
Foto: AP

A Coalizão Nacional da oposição síria elegeu na noite desta segunda-feira, em Istambul, o empresário Ghassan Hitto como primeiro-ministro interino das áreas controladas pela rebelião. "Estamos com o povo sírio e, se Deus quiser, sairemos vitoriosos", declarou o novo premiê interino à imprensa, saudando o "grande" povo sírio. "Vamos anunciar em breve o programa deste novo governo".

A votação ocorreu após 14 horas de consultas entre os cerca de 70 membros da coalizão, e Hitto foi citado como candidato de consenso que satisfaz as correntes islâmica e liberal da oposição. "Ghassan Hitto venceu com 35 dos 49 votos", disse à AFP Hicham Marwa, membro da coalizão, sobre o empresário da área de alta tecnologia que viveu muitos anos nos Estados Unidos. Ainda assim, vários membros da coalizão se negaram a participar da votação, o que ilustra a persistência das divisões na oposição síria.

"É uma votação transparente, uma votação democrática", declarou o presidente da coalizão, Ahmed Moaz Al Jatib, no momento em que os eleitores depositavam seus votos em uma urna transparente no salão de conferências do Hotel Istambul. Hitto, que chegou minutos após o final da votação, foi recebido sob aplausos.

Reunião em busca da união

Dezenas de membros da oposição síria estavam reunidos nesta segunda-feira em Istambul para designar um primeiro-ministro e um governo interino. O encontro, organizado em um hotel da cidade turca, deve durar dois dias e reunirá os dirigentes da coalizão nacional síria após dois anos de uma guerra civil que deixou mais de 70 mil mortos.

A nomeação de um primeiro-ministro interino foi adiada em várias ocasiões pela Coalizão Nacional Síria, que foi reconhecida por dezenas de países como o único representante legítimo do povo sírio. A primeira tarefa do chefe de foverno consistirá em nomear um governo, que será responsável por administrar os territórios do norte e do leste do país controlados pelos rebeldes.

<p>Imagem noturna da devastada cidade de Aleppo no 4 de dezembro de 2012</p>
Imagem noturna da devastada cidade de Aleppo no 4 de dezembro de 2012
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade