PUBLICIDADE

Oposição síria denuncia execução de pelo menos 200 civis em Daraya

25 ago 2012 - 23h54
(atualizado em 26/8/2012 às 00h47)
Compartilhar

Pelo menos 200 corpos de civis executados supostamente por "shabiha" (milicianos pró-governo) foram encontrados na cidade de Daraya, na periferia de Damasco, denunciaram neste domingo os grupos opositores. O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) tinha informado previamente da morte de cerca de 50 pessoas na mesquita Abu Suleiman al Dirani dessa cidade, embora nas últimas horas tenham sido encontrados mais corpos pelo massacre nesta cidade, que estava há quatro dias assediada.

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Os ativistas divulgaram um vídeo no qual se pode ver dezenas de pessoas mortas e supostamente executadas, em sua maioria homens, no porão de um prédio, enquanto o autor da gravação acusa os "shabiha" pelo massacre, apesar de não se poder confirmar a autenticidade do vídeo. A rede de ativistas Comitês de Coordenação Local situou o número de vítimas fatais em mais de 300, o que, segundo seus cálculos, eleva o total de mortos nos últimos dias em Daraya para 633, ao mesmo tempo em que denunciou a detenção de outras 1.755 pessoas.

Embora a maior parte dos cadáveres esteja no porão da mesquita, os opositores denunciam que as forças do regime atacaram casa por casa para continuar com o massacre em Daraya, que tem seu nome ligado a outros massacres no conflito sírio como os de Houla e Tremseh. "As forças do regime realizarão um de seus ataques mais bárbaros contra uma cidade que se tornou famosa por seu compromisso com a não violência", assinalaram os Comitês em comunicado, onde asseguram, além disso, que há dezenas de mulheres e crianças entre os falecidos.

As tropas de Bashar al Assad conseguiram tomar na sexta-feira o controle da cidade após vários dias de assédio e bombardeios com artilharia e aviação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade