PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU pede negociadores confiáveis para conferência sobre a Síria

21 mai 2013 - 11h10
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A conferência sobre a Síria prevista para o próximo mês, em Genebra, só funcionará se o governo e os rebeldes enviarem equipes de negociação "confiáveis", indicou nesta terça-feira o secretário-geral da ONU, Jan Eliasson.

"Deve haver duas delegações críveis para negociar", declarou Eliasson à imprensa em Genebra.

"Estamos trabalhando muito duro para realizar a reunião o mais breve possível. Estamos em contato com ambas as partes, e os membros do Conselho de Segurança. Esperamos que a conferência seja realizada, e que isso aconteça em breve", disse.

De acordo com informações não confirmadas, as negociações poderiam ser realizadas em 10 de junho. Mas Eliasson recusou-se a confirmar a data, embora tenha admitido que a meta é realizar a reunião em junho.

As negociações, com a participação das potências ocidentais, Rússia, China e a Liga Árabe, assim como representantes do regime e da rebelião da Síria, tem como objetivo elaborar um plano para um cessar-fogo e um processo de transição política na Síria, depois de dois anos de guerra civil, que causou pelo menos 94 mil mortes, de acordo com uma ONG.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade