PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU diz que violência em crise síria já tem 8 mil mortos

12 mar 2012 - 21h25
(atualizado às 21h44)
Compartilhar

Um alto responsável das Nações Unidas (ONU) disse nesta segunda-feira que mais de 8 mil pessoas já morreram no conflito envolvendo o governo e a oposição na Síria. Nassir Adbulaziz Al Nasser, presidente da Assembleia Geral da ONU, destacou que "as condições na Síria são atrozes", durante um discurso no Parlamento europeu em Estrasburgo.

"Mais de 8 mil pessoas morreram até agora, incluindo mulheres e crianças. As violações dos direitos humanos são generalizadas e sistemáticas", revelou Al Nasser em discurso, publicado pelo bureau da ONU em Nova York.

Damasco de Assad desafia oposição, Primavera e Ocidente

Após derrubar os governos de Tunísia e Egito e de sobreviver a uma guerra na Líbia, a Primavera Árabe vive na Síria um de seus episódios mais complexos. Foi em meados do primeiro semestre de 2011 que sírios começaram a sair às ruas para pedir reformas políticas e mesmo a renúncia do presidente Bashar al-Assad, mas, aos poucos, os protestos começaram a ser desafiados por uma repressão crescente que coloca em xeque tanto o governo de Damasco como a própria situação da oposição da Síria.

A partir junho de 2011, a situação síria, mais sinuosa e fechada que as de Tunísia e Egito, começou a ficar exposta. Crise de refugiados na Turquia e ataques às embaixadas dos EUA e França em Damasco expandiram a repercussão e o tom das críticas do Ocidente. Em agosto a situação mudou de perspectiva e, após a Turquia tomar posição, os vizinhos romperam o silêncio. A Liga Árabe, principal representação das nações árabes, manifestou-se sobre a crise e posteriormente decidiu pela suspensão da Síria do grupo, aumentando ainda mais a pressão ocidental, ancorada pela ONU.

Mas Damasco resiste. Observadores árabes foram enviados ao país para investigar o massacre de opositores, sem surtir grandes efeitos. No início de fevereiro de 2012, quando completavam-se 30 anos do massacre de Hama, as forças de Assad iniciaram uma investida contra Homs, reduto da oposição. Pouco depois, a ONU preparou um plano que negociava a saída pacífica de Assad, mas Rússia e China vetaram a resolução, frustrando qualquer chance de intervenção, que já era complicada. Uma ONG ligada à oposição estima que pelo menos 8,5 mil pessoas já tenham morrido, número superior aos 7,5 mil calculados pela ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade