PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU afirma que conflito sírio já fez 500 mil refugiados

11 dez 2012 - 08h09
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de meio milhão de refugiados sírios foram registrados ou estão aguardando registro na região, informou a agência de refugiados da ONU nesta terça-feira. "De acordo com os números mais recentes do Acnur (Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados) para Líbano, Jordânia, Iraque, Turquia e norte da África, 509.559 sírios ou já estão registrados (425.160) ou em processo de serem registrados", afirmou a agência da ONU em comunicado emitido em Genebra.

Menina síria cuja família fugiu de Idlib olha para fora de sua barraca, no campo de refugiados de Atmeh, na Síria
Menina síria cuja família fugiu de Idlib olha para fora de sua barraca, no campo de refugiados de Atmeh, na Síria
Foto: AP

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria 

Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

O número de refugiados sírios registrados nas proximidades da região subiu para 3.200 por dia em novembro, e perto de 1.000 sírios cruzaram a fronteira para a Jordânia apenas nas últimas duas noites, informou. O Líbano está agora abrigando 154.387 refugiados sírios registrados que fugiram do conflito que dura há 20 meses; a Jordânia tem 142.664, a Turquia, 136.319; o Iraque, 65.449; e o norte da África; 11.740, contabilizou a Acnur.

Somando-se a isso, grandes números de sírios cruzaram a fronteira para países vizinhos, mas ainda não apareceram para se registrar na condição de refugiados e receber assistência, afirmou a agência. Eles incluem cerca de 100.000 na Jordânia, 70.000 na Turquia e Egito e dezenas de milhares no Líbano, citando estimativas do governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade