PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: 6,8 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária na Síria

18 abr 2013 - 14h52
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de sete milhões de sírios precisam de ajuda humanitária, informou nesta quinta-feira perante o Conselho de Segurança a encarregada de operações humanitárias da ONU Valerie Amos, protestando contra os obstáculos colocados por Damasco para a distribuição de ajuda.

"As últimas cifras mostram que 6,8 milhões de pessoas precisam de ajuda, 4,25 milhões foram deslocadas dentro do país e 1,3 milhão adicionais encontraram refúgio nos países vizinhos", disse Amos.

Amos afirmou que por causa da insegurança, das restrições e do financiamento ainda insuficiente, as agências da ONU poderiam ser obrigadas a suspender "certas operações humanitárias essenciais".

Além disso, ressaltou que desde janeiro "os obstáculos burocráticos aumentaram" por parte das autoridades sírias. A lista de organizações não governamentais autorizadas a operar na Síria passou de 110 a 29, há 21 vistos à espera e ainda não foi aceito um pedido de importação de 22 veículos blindados.

A Síria é devastada há dois anos por um sangrento conflito que opõe o regime do presidente Bashar Al Assad aos rebeldes determinados a tirá-lo do poder. O enfrentamento deixou até agora 70.000 mortos, segundo cálculos da ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade