PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONG: mortos na Síria passam de 94 mil desde início da revolta

14 mai 2013 - 12h31
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 94 mil pessoas morreram na Síria desde o início da revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, em março de 2011, segundo um novo balanço publicado nesta terça-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Esta organização não governamental, cuja sede se encontra na Grã-Bretanha e que reúne os dados com base em informações militares e médicas, explicou esta divergência em relação ao balanço publicado no domingo pelas informações recebidas desde então das regiões alauitas, minoria religiosa a qual Assad pertence.

"Com base nessas informações, a quantidade de mártires e mortos desde o início da revolução síria é de mais de 94.000", afirma a ONG em um comunicado.

O OSDH indicou que havia recebido novos números das regiões de Tartus e de Latakia, coração da região alauita na costa mediterrânea.

A revolta, que começou com manifestações pacíficas por democracia, reprimidas violentamente, se transformou em uma guerra civil que, de acordo com a ONU, já deixou 4,2 milhões de deslocados e 1,4 milhão de refugiados.

Além disso, não há informações sobre a situação de 10.000 pessoas mantidas nas prisões do regime, assim como de 2.500 membros das forças favoráveis ao regime que são prisioneiros dos rebeldes, segundo o OSDH.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade