PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

O que é a Síria? Conheça o país que está em guerra civil há mais de 2 anos

Em dois parágrafos, o Terra fornece as informações básicas sobre o país que há dois anos vive uma guerra civil entre rebeldes e o regime Assad

10 set 2013 - 11h33
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atual bandeira oficial da Síria, adotada pelo regime da família Assad</p>
Atual bandeira oficial da Síria, adotada pelo regime da família Assad
Foto: Reprodução

A República Árabe Síria é um país do Oriente Médio com mais de 22 milhões de habitantes e de 185 mil quilômetros quadrados de extensão - grande parte coberta por desertos. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, tem fronteiras com Turquia, Iraque, Jordânia, Israel e Líbano. O seu território foi ocupado há mais de 5 mil anos e já passou pelas mãos dos impérios Persa, Macedônico, Romano, Árabe e Turco-Otomano. O país possui sítios arqueológicos, ruínas romanas em Palmyra, castelos da época das Cruzadas e construções islâmicas em Damasco, a capital.

Bandeira da Síria anterior ao regime de Assad e adotada pelos rebeldes
Bandeira da Síria anterior ao regime de Assad e adotada pelos rebeldes
Foto: Reprodução
Dados básicos da Síria
Área: 185 km²
População: 22,5 milhões
Capital: Damasco

Com cerca de 90% da população muçulmana, a Síria foi colonizada pela França, ganhando a independência em 1946. Opositora da política de Israel, se envolveu na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Com indústria pouco desenvolvida, a principal fonte da economia é a exploração de petróleo e gás, mas a agricultura também tem importância. Sobre a Síria recaem acusações dos Estados Unidos de ajudar grupos terroristas, com destaque para o palestino Hamas e o libanês Hezbollah.

Se você quer saber mais sobre a guerra na Síria, explore os conteúdos abaixo. 

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade