PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Número de refugiados sírios ultrapassa três milhões

Metade dos afetados são crianças; países mais procurados são Líbano, Jordânia e Turquia

29 ago 2014 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários
Refugiados sírios são vistos na Jordânia após fugirem de seu país por conflitos
Refugiados sírios são vistos na Jordânia após fugirem de seu país por conflitos
Foto: Jared J. Kohler / AFP

A guerra civil na Síria forçou a fuga de três milhões de pessoas do país, um recorde dramático alcançou nesta sexta-feira, revelou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Um milhão das fugas aconteceu somente neste último ano, informou a ONU nesta sexta-feira.

"A crescente crise de refugiados da Síria ultrapassará hoje três milhões de pessoas", afirma um comunicado da agência de refugiados da ONU (ACNUR).

O número não inclui centenas de milhares de pessoas que fugiram sem o registro de refugiados.

Há menos de um ano, o número de refugiados registrados era de dois milhões, recordou a agência, que ressalta as "cada vez mais horrorosas condições dentro do país" que explicam o aumento.

"Há cidades onde a população está cercada, as pessoas têm fome e os civis estão sendo assassinados indiscriminadamente".

Mais de 191.000 pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em março de 2011.

Além dos refugiados, a violência provocou o deslocamento de 6,5 milhões de pessoas dentro do país, o que significa que quase 50% dos sírios foram obrigados a fugir de suas casas, segundo a ACNUR.

Metade dos afetados são crianças, lamenta a agência.

A grande maioria dos sírios, por volta de 1,14 milhão, buscou refúgio no Líbano, outros 608 mil na Jordânia e 815 mil na Turquia.

Com informações da EFE e AFP. 

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade