PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Negociador da Síria: Homs é novamente "teatro da morte"

Lakhdar Brahimi alertou para o fim do acordo entre autoridades sírias e militantes presos em Homs, à medida que forças do regime de Assad avançam sobre redutos da oposição

17 abr 2014 - 13h17
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lakhdar Brahimi relatou que cessaram as negociações entre autoridades do Governo e rebeldes, e que a Síria vive uma nova escalada da violência</p>
Lakhdar Brahimi relatou que cessaram as negociações entre autoridades do Governo e rebeldes, e que a Síria vive uma nova escalada da violência
Foto: Reuters

O mediador internacional Lakhdar Brahimi disse nesta quinta-feira que um acordo entre as autoridades sírias e militantes presos na cidade de Homs foi desfeito, enquanto as forças do governo aparentemente se aproximam de retomar a área onde a oposição está sitiada.

Homs, uma cidade religiosamente mista, foi palco dos protestos iniciais contra o presidente Bashar al-Assad, em 2011, e tornou-se um símbolo da destruição da guerra civil da Síria.

Centenas de pessoas ainda estão presas na parte antiga da cidade, cercadas pelas forças do governo e milícias pró-Assad. Um acordo feito durante as negociações de paz em Genebra neste ano permitiu a saída de alguns civis, mas novas negociações fracassaram após intensos combates nesta semana.

"É uma questão de profundo pesar que as negociações tenham sido brutalmente interrompidas e com nova escalada da violência quando um acordo global parecia ao alcance das mãos", disse Brahimi em um comunicado.

"É alarmante que Homs, cujo povo tem sofrido tanto ao longo desses últimos três anos, seja de novo um teatro da morte e destruição."

Nos últimos meses, as forças do governo retomaram várias áreas controladas pelos rebeldes e cidades fronteiriças, fechando as rotas de abastecimento aos rebeldes a partir do Líbano e aumentando a segurança à principal estrada que leva ao norte a partir de Damasco em direção ao centro da Síria, Homs e ao Mediterrâneo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade