PUBLICIDADE

Mundo

Mulher pisoteada por soldados marca volta do terror ao Cairo

18 dez 2011 - 13h26
(atualizado às 15h57)
Compartilhar

Uma foto de uma manifestante egípcia sendo agredida pelas forças policiais se tornou um símbolo da volta do terror às ruas do Cairo. A imagem mostra a mulher sendo chutada e pisoteada após ser agredida por soldados durante os distúrbios de ontem, o segundo dia de confrontos desde o reinício das revoltas na praça Tahrir, ganhando grande repercussão na internet. Ao menos 10 pessoas morreram nos últimos três dias na capital egípcia.

Câmera flagra pancadaria no centro do Cairo:

As cenas são chocantes. Os homens batem covardemente. Um deles pisa com força no peito da manifestante. E, como destaca a versão online da The Atlantic Magazine, há algo especialmente bárbaro em relação a essa imagem no mundo árabe: nesses países, o tabu da violência contra mulheres desarmadas é muito forte. Apesar disso, a cena de três soldados batendo em uma mulher indefesa com golpes de cassetetes, socos e até as botas ainda não é a parte mais provocativa. O fato de esses homens terem puxado a sua vestimenta até acima de sua cabeça, expondo o abdômen e peito é, no Egito, uma profunda humilhação sexual.

E há certa horrível ironia sobre o uso da vestimenta, a "abaya", um símbolo de modéstia e piedade, para cobrir-lhe o rosto e arrastá-la pela rua. Mesmo que talvez não tenha sido intencional, isso não deixará de ser notado pelos olhos dos egípcios. O vídeo (http://bit.ly/t2Z8AE) e as fotos que mostram a agressão à manifestante foram amplamente divulgados em sites como o Facebook e o Twitter. Entretanto, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu com a mulher - a gravação disponível na web corta após o momento em que um dos soldados que espancavam a vítima cobre o corpo dela com o véu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade