PUBLICIDADE

Oriente Médio

Moradores retornam para bairro destruído de Homs, diz TV síria

6 mar 2012 - 11h09
Compartilhar

A televisão estatal da Síria mostrou imagens de habitantes voltando para o abalado bairro de Baba Amro nesta terça-feira, enquanto a Cruz Vermelha afirmou que ainda não conseguia entregar ajuda humanitária ao distrito sírio.

As imagens mostraram dezenas de homens, mulheres e crianças andando por ruas sujas, passando por prédios com marcas de tiros e parcialmente destruídos.

Baba Amro foi bombardeado por forças sírias por quase um mês em fevereiro antes dos rebeldes que lutam contra o governo do presidente Bashar al-Assad fugirem da região, na semana passada.

A televisão estatal mostrou imagens de granadas lançadas por foguetes e armas expostas nas ruas, armas que o apresentador afirmou pertencer a "terroristas armados". Pequenos aviões de controle remoto e helicópteros também foram exibidos.

As autoridades sírias ainda impedem o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) de entrar em Baba Amro para distribuir ajuda muito necessária.

"Nós ainda não estamos em Baba Amro", afirmou Saleh Dabbakeh, o porta-voz baseado em Damasco para a Cruz Vermelha. "Eu não ficaria surpreso se os moradores estivessem voltando. O que eu ouvi das nossas equipes é que está muito mais quieto do que antes em toda a cidade de Homs".

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que mais de 7.500 civis morreram na repressão da Síria aos protestos populares contra o governo de Assad.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade