PUBLICIDADE

Oriente Médio

Monitores da ONU encontram aldeia síria vazia e destruída

14 jun 2012 - 09h37
(atualizado às 09h52)
Compartilhar

Uma delegação da ONU chegou nesta quinta-feira à localidade síria de Haffa, encontrando o lugar quase deserto, com prédios públicos incendiados, lojas abandonadas e um cadáver na rua, conforme relato de um fotógrafo da Reuters que acompanha o comboio.

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Após dias de intensos combates entre forças leais ao presidente Bashar al-Assad e combatentes rebeldes, os monitores conseguiram entrar em Haffa, dois dias depois de serem barrados por causa de ataques de moradores indignados.

O enviado internacional Kofi Annan disse na segunda-feira estar preocupado com a possibilidade de moradores estarem retidos em Haffa, e os EUA disseram temer que um "potencial massacre" estivesse em curso. Forças rebeldes deixaram a cidade na noite de terça-feira.

Havia sinais de intensos bombardeios, com fumaça saindo de carros e edifícios queimados. Apenas duas pessoas foram vistas na cidade, mas se negaram a falar sobre os incidentes. A sede local do partido governista Baath, a agência de correios e uma sucursal do Ministério da Agricultura haviam sido incendiadas.

A ONU estima que mais de 10 mil pessoas tenham sido mortas desde março de 2011 na repressão governamental a protestos pró-democracia na Síria. A ONU mantém cerca de 300 monitores para tentar fiscalizar uma trégua que foi declarada em abril, mas não chegou a ser respeitada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade