PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Ministro turco critica comunidade internacional por silêncio sobre a Síria

Atitude teria dado lugar ao "ato de terrorismo bárbaro" de sábado

12 mai 2013 - 11h49
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, criticou a comunidade internacional este domingo, em visita a Berlim, por seu silêncio sobre a situação na Síria, uma atitude que teria dado lugar ao "ato de terrorismo bárbaro" de sábado.

"O último atentado" que causou a morte de 46 pessoas no sul da Turquia, "mostra como uma faísca se transforma em incêndio quando a comunidade internacional permanece em silêncio e o Conselho de Segurança da ONU não consegue atuar", disse Davutoglu.

O governo turco atribuiu a responsabilidade do atentado ao regime sírio de Bashar al-Assad, que desmentiu o envolvimento. "É inaceitável que o povo sírio e o turco paguem o preço por essa atitude", afirmou Davutoglu à imprensa depois de se reunir com seu homólogo alemão Guido Westerwelle. Davutoglu pediu "uma iniciativa diplomática urgente (...) para encontrar uma solução à crise síria".

Nove pessoas foram detidas neste domingo na Turquia após o duplo atentado com carro-bomba  em Reyhanli (sul), cuja responsabilidade foi atribuida ao regime de Damasco, que negou qualquer envolvimento no ataque.

"Até o momento nove pessoas foram detidas por sua relação com os ataques, há confissões", anunciou o vice-primeiro-ministro turco, Besur Atalay, em uma coletiva de imprensa transmitida pela rede de televisão NTV.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade