PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ministro russo: oposição síria impede início das negociações de paz

30 mai 2013 - 05h34
(atualizado às 05h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Rússia acusou nesta quinta-feira a oposição síria de impedir o início de um processo político capaz de contornar conflito no país por não concordar com a presença do presidente sírio, Bashar al Assad, na mesa de diálogo.

"Essa condição é impossível de ser cumprida", afirmou o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, ao comentar a decisão da Coalizão Nacional Síria de exigir um calendário que estipula a ausência de Assad como condição para participar da conferência de paz promovida por Moscou e Washington.

O chefe da diplomacia russa fez esta declaração em um comparecimento perante a imprensa ao término de suas conversas com o ministro cubano Bruno Rodríguez.

"Da impressão que a Coalizão Nacional e seus patrocinadores regionais fazem de tudo o possível para impedir o começo do processo político (...) e para alcançar uma intervenção militar na Síria", declarou Lavrov.

Segundo o ministro russo, essas posturas são "inaceitáveis", ja que, segundo a Rússia, "a Coalizão Nacional não é a única representante do povo sírio". "Esta coalizão não tem nenhuma plataforma construtiva (...). A única coisa que defendem é a renúncia imediata de Assad", completou Lavrov.

"Confio em que haverá forças sensatas entre os americanos e os europeus que possam pôr freio nas posturas absolutamente inaceitáveis da Coalizão Nacional", finalizou o ministro russo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade