PUBLICIDADE

Mundo

Manifestação no Marrocos pede menos poderes para o rei

20 fev 2011 - 07h28
(atualizado às 10h37)
Compartilhar

Milhares de pessoas se concentraram neste domingo em várias cidades do Marrocos, incluindo Casablanca e Rabat, para exigir um país mais "justo" e menos poderes para o rei, no primeiro movimento desde tipo no país desde o início da onda de rebeliões contra vários regimes do mundo árabe. Mais de mil pessoas se reuniram no centro de Casablanca, principal cidade marroquina, cantando slogans como "Liberdade, dignidade, justiça".

Além disso, cartazes carregados pelos manifestantes liam frases como "o rei deve reinar, e não governar" e "o povo quer uma nova Constituição". Militantes da esquerda destacavam pedidos de "menos poderes para a monarquia". Enquanto isso, em Rabat, mais de 2 mil pessoas - 4 mil, segundo os organizadores - cantavam sob a chuva: "o povo quer mudanças".

"Quero um Marrocos mais justo e com menos corrupção", disse em Casablanca um estudante que pediu o anonimato. "Não temos nada contra o rei, mas queremos mais justiça e trabalho", afirmaram dos jovens formados na escola técnica, Brahim e Hasan. Outras manifestações ocorrem simultaneamente em outras cidades, como Fez, Marrakech e Tanger.

Em Tanger, cerca de seis mil manifestantes, segundo estimativas dos organizadores (450 segundo fontes oficiais), se reuniram na praça Beni Makada, gritaram palavras de ordem contra a corrupção e exigiram mais liberdade. Abdelmunaim Musawi, dirigente da Coordenadoria Nacional da luta contra o aumento dos preços e a deterioração dos serviços públicos, destacou a presença na manifestação de várias organizações de tendências políticas variadas.

Na cidade de Marrakech, outras sete mil pessoas, segundo os organizadores (800 segundo fontes oficiais), se concentraram na praça Bab Dukkala e reivindicaram reformas democráticas profundas no Marrocos. Na cidade de Fez, ao redor de quatro mil pessoas saíram às ruas para se concentrar na Praça Florença, apesar das fortes chuvas.

Cartazes carregados pelos manifestantes continham frases como "o rei deve reinar, e não governar" e "o povo quer uma nova Constituição" em protestos em várias cidades do Marrocos
Cartazes carregados pelos manifestantes continham frases como "o rei deve reinar, e não governar" e "o povo quer uma nova Constituição" em protestos em várias cidades do Marrocos
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade