PUBLICIDADE

Mundo

Líbia: agência divulga suposta foto de Kadafi após captura

20 out 2011 - 10h37
(atualizado às 12h17)
Compartilhar

Redes de televisão em todo o mundo divulgaram uma foto aparentemente do ex-líder líbio Muammar Kadafi, depois que autoridades do governo de transição informaram que ele foi morto durante a captura de sua cidade-natal, Sirte. Uma autoridade do Conselho Nacional de Transição confirmou posteriormente que a foto era de Kadafi.

Imagem retirada de um celular e distribuída pela agência AFP mostra o que seria Kadafi após captura, em Sirte
Imagem retirada de um celular e distribuída pela agência AFP mostra o que seria Kadafi após captura, em Sirte
Foto: AFP

A imagem, aparentemente tirada por um telefone celular, mostrava um homem pálido, coberto de sangue e com olhos de morto, semelhante a Gaddafi, com cabelos escuros e características faciais semelhantes.

Não estava claro se o homem estava morto ou ferido. Ele parecia estar enfaixado e tinha um olhar com expressão vazia. Sangue estava saindo da lateral de sua boca e ele estava vestindo uma camiseta escura e ensanguentada.

A TV Al Jazeera, por sua vez, divulgou imagens do corpo de um homem identificado como o ministro da Defesa do líder líbio, Abu Bakr Younus. As imagens na televisão mostravam um homem barbudo com tiro logo abaixo do pescoço. É comum que os combatentes anti-Kadafi fotografem e gravem cenas do campo de batalha.

Os líderes interinos do país disseram que Kadafi morreu de suas feridas nesta quinta-feira quando combatentes que lutavam para completar uma revolta de oito meses contra seu governo, invadiram sua terra-natal, Sirte.

Muammar Kadafi, o coronel que liderou a Líbia durante 42 anos até ter seu governo posto em xeque a partir das revoltas originadas no país durante a Primavera Árabe, foi morto em um confronto na cidade de Sirte nesta quinta-feira, de acordo com a rede Al Jazeera, que cita como fonte um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão representante do novo governo líbio.

As informações iniciais indicavam que Kadafi estaria ferido em ambas as pernas e teria sido levado a um hospital "criticamente ferido". Até o momento, todas as informações relacionadas à sua morte advêm de oficiais rebeldes. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que comanda a intervenção internacional da Líbia, afirmou ainda buscar a confirmação da suposta morte. O Departamento de Estados dos Estados Unidos também não confirma a notícia.

A Reuters ouviu um oficial do CNT, segundo o qual Kadafi teria morrido devido a ferimentos. "Ele também foi atingido na cabeça", disse. "Havia um tiroteio contra seu grupo, e ele morreu." De acordo com a BBC, Kadafi teria sido morto quando tentava deixar Sirte, cidade natal do coronel, cuja tomada era comemorada nesta quinta-feira pelas forças do CNT.

Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de agosto, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque. Na dia 23 de agosto, os rebeldes invadiram e tomaram o complexo de Bab al-Aziziya, em que acreditava-se que Kadafi e seus filhos estariam se refugiando, mas não encontraram sinais de seu paradeiro. De acordo com o CNT, mais de 20 mil pessoas morreram desde o início da insurreição.

Mapa localiza Sirte, onde Kadafi foi capturado

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade