PUBLICIDADE

Mundo

Kadafi diz que vai enfrentar revolta até "último homem em pé"

21 fev 2011 - 10h08
(atualizado às 12h06)
Compartilhar

O líder líbio, Muammar Kadafi, vai enfrentar a revolta popular "até o último homem que estiver de pé", disse um de seus filhos nesta segunda-feira, após os protestos - antes confinados ao leste do país - chegarem a Trípoli, a capital.

info infográfico líbia infromações sobre o país
info infográfico líbia infromações sobre o país
Foto: AFP

Manifestantes saíram às ruas, líderes tribais falaram contra Kadafi, e unidades do Exército desertaram para a oposição, numa revolta que já matou mais de 200 pessoas.

Um repórter da Reuters viu um incêndio na manhã desta segunda-feira na sede do Congresso Geral Popular, uma espécie de Parlamento.

Benghazi (leste), onde os protestos começaram na semana passada, depois da prisão de um advogado ligado à questão dos direitos humanos, está na prática nas mãos dos moradores, segundo relatos de habitantes. Dezenas de pessoas foram mortas na cidade e em outras localidades do nordeste líbio na semana passada.

Saif al Islam Khadaffi, filho do ditador, apareceu na televisão numa tentativa de simultaneamente ameaçar e acalmar as pessoas. Disse que o Exército vai impor a segurança a qualquer preço, para sufocar uma das revoltas mais sangrentas na atual onda de rebeliões do mundo árabe.

"Nosso moral está elevado, e o líder Muammar Kadafi está comandando a batalha em Trípoli. Nós estamos por trás dele, assim como o Exército líbio", afirmou. "Vamos continuar lutando até o último homem que estiver de pé, até mesmo à última mulher que estiver de pé (...). Não vamos deixar a Líbia para os italianos ou para os turcos."

Brandindo um dedo para a câmera, ele culpou exilados líbios por fomentarem a violência. Mas também prometeu um diálogo a respeito de reformas e aumentos salariais.

Manhã calma

Um morador de Trípoli disse à Reuters, pedindo para não ser identificado, que as ruas da capital estavam calmas na manhã desta segunda-feira. Não havia sinal da polícia, o que é raro na cidade.

Esse morador relatou que na noite de domingo manifestantes anti-Gaddafi haviam sido substituídos por seguidores do governo, que ficaram até cerca de 5h na região da praça Verde, a principal da capital.

"Depois do discurso de Saif al Islam, o pessoal pró-Kadafi, especialmente jovens, ficaram percorrendo as ruas, particularmente no centro, dando vivas a Gaddafi. Essa gente passou a noite toda acordada (...). Eu diria que havia centenas."

Mas a arenga de Saif al Islam pode não ser suficiente para aplacar a revolta contra Kadafi, no poder desde 1969 - e alvo de uma ira que explodiu depois das recentes revoltas nos vizinhos Egito e Tunísia.

"As pessoas aqui em Benghazi estão rindo do que ele está dizendo. É a velha história de sempre (com promessas de reformas), e ninguém acredita no que ele diz", afirmou à BBC um advogado na segunda maior cidade do país, depois de assistir ao discurso. "Ele é um mentiroso, mentiroso, faz 42 anos que ouvimos essas mentiras."

Os manifestantes em Benghazi fizeram a polícia e o Exército recuarem para seus quartéis, e aparentemente controlam a cidade. Prédios públicos foram incendiados e saqueados. "A segurança agora é feita pelo povo", disse o advogado.

"Jovens com armas estão tomando conta da cidade. Não há forças de segurança em lugar nenhum", disse a professora universitária Hanaa Elgallal à TV Al Jazeera.

Salahuddin Abdullah, que diz ser um dos organizadores do protesto, afirmou, também à Al Jazeera, que "em Benghazi há celebração e euforia, as pessoas estão em êxtase com a situação". "Agora está calmo, a cidade não está mais sob controle militar. Ela está completamente sob controle dos manifestantes."

Ele relatou que os manifestantes estão criando comitês de autogoverno para impor a ordem e distribuir cestas básicas.

Ministros europeus de Relações Exteriores devem condenar a violência na Líbia durante sua reunião nesta segunda-feira, segundo uma nota conjunta. A França afirmou que a comunidade internacional precisa fazer tudo o que puder para evitar uma guerra civil na Líbia.

Nos EUA, uma fonte oficial disse que o governo está analisando o discurso do filho de Gaddafi e considerando "todas as ações apropriadas".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade