PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atirador rebelde mata jornalista síria de TV governista

27 mai 2013 - 06h49
(atualizado às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Yara Abbas é vista em imagem de arquivo
Yara Abbas é vista em imagem de arquivo
Foto: AFP

Um atirador de elite matou nesta segunda-feira uma conhecida jornalista síria que trabalhava para um canal de televisão pró-governo perto da fronteira sírio-libanesa, disse a agência de notícias estatal.

Yara Abbas, uma repórter do canal de notícias Al-Ikhbariya, foi morta perto do aeroporto de Debaa, na província de Homs, quando fazia uma reportagem sobre a batalha pelo controle da cidade de Al-Quseir entre as tropas do regime e os rebeldes.

A emissora disse que Abbas, 26 anos, foi alvo de "terroristas", o termo normalmente usado pelos defensores de Assad para descrever os rebeldes. "O ministério da Informação anuncia que a companheira Yara Abbas entrou para o grupo dos mártires mortos por terroristas perto do aeroporto de Dabaa", ao norte da cidade, anunciou a emissora Al-Ikhbariya.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG ligada aos rebeldes e com sede em Londres, também informou a morte de Abas. Um integrante da equipe da repórter foi ferido.

Forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, têm tentado capturar a base dos rebeldes que lutam para derrubar o governo. O Exército sírio, apoiado pelo grupo libanês Hezbollah, iniciou em 19 de maio uma ofensiva contra Al-Quseir, reduto dos rebeldes e cidade considerada estratégica.

Com informação das agências internacionais

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade