PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Jornal: ONG acusa príncipe do Bahrein de tortura e pede veto a Jogos

22 jun 2012 - 11h38
(atualizado às 12h01)
Compartilhar

A ONG Centro Europeu para Direitos Humanos e Constitucionais (ECCHR, em inglês) fez um apelo ao governo do Reino Unido para que o príncipe do Bahrein, presidente do Comitê Olímpico do país, não recebesse o visto para acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres, segundo o jornal The Guardian.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo a organização, o príncipe Nasser bin Hamad Al Khalifa estaria ligado diretamente a sessões de espancamento e tortura em retaliação a opositores do governo de seu pai, durante os protestos que marcaram a Primavera Árabe no ano passado.

O ECCHR enviou ao gabinete do primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, documentos que comprovariam a participação do príncipe em uma "campanha punitiva" a mais de 150 atletas, técnicos e ábitros que manifestaram apoio ao "movimento pacífico pró-democracia" instaurado no país.

De acordo com o Guardian, o governo do Bahrein nega as alegações de que o príncipe estaria envolvido nas punições, mas reconhece e condena abusos aos direitos humanos cometidos por autoridades no país.

Pelo lado do Reino Unido, o governo afirmou que ainda estuda a liberação do visto ao príncipe e chefe de Comitê Olímpico. De acordo com um comunicado, se forem constatados os casos de tortura por qualquer indivíduo, essa pessoa deve ser vetada de entrar no país.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Príncipe Nasser bin Hamad Al Khalifa é o presidente do Comitê Olímpico do Bahrein
Príncipe Nasser bin Hamad Al Khalifa é o presidente do Comitê Olímpico do Bahrein
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade