PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jordânia nega que a CIA treine rebeldes sírios em seu território

22 jun 2013 - 12h43
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A Jordânia negou neste sábado que a CIA treine rebeldes sírios em território jordano, negando o afirmado na sexta-feira pelo jornal Los Angeles Times. "Não há nenhum tipo de treinamento de forças de oposição sírias", declarou o primeiro-ministro Abdullah Nsur.

O jornal afirmou que a CIA e as forças especiais dos Estados Unidos treinam rebeldes sírios na Jordânia e na Turquia há meses, muito antes de a Casa Branca anunciar sua intenção de aumentar sua ajuda "militar" à oposição.

A formação dos rebeldes inclui o manejo de armas de guerra anti-tanques e anti-aéreas, afirmou o jornal citando responsáveis norte-americanos e comandantes da rebelião síria.

Estes treinamentos, que até agora eram rumores, teriam começado em novembro de 2012 em uma base norte-americana do sudoeste da Jordânia, segundo o jornal que explica que consistem em sessões de duas semanas para 20 a 45 combatentes rebeldes sírios.

A Casa Branca anunciou no dia 13 de junho sua intenção de dar "apoio militar" aos rebeldes sírios, mas sem informar oficialmente se se tratava de oferecer armas. Alguns analistas consideram que os Estados Unidos não enviarão armamento pesado e sofisticado, mas observam também que as armas leves são insuficientes para mudar o rumo do conflito.

No passado, a CIA treinou e armou em segredo os rebeldes de numerosos conflitos do planeta, com o apoio das forças especiais. A CIA e a Casa Branca não quiseram comentar as revelações da imprensa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade