PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Jordânia alerta para refugiados após chegada de 4,6 mil sírios

26 ago 2012 - 12h07
(atualizado às 12h12)
Compartilhar

O governo jordaniano alertou neste domingo para a afluência cada vez maior de refugiados sírios ao país, depois que mais de 4,6 mil sírios cruzaram a fronteira nas últimas 48 horas.

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"O crescente número de refugiados sírios que chegam à Jordânia supera a capacidade dos acampamentos já construídos para recebê-los e pressiona às pessoas que os dirigem", disse o porta-voz governamental, Samih Maayta, citado pela agência oficial de notícias Petra.

Maayta assinalou que nos últimos dois dias um total de 4.653 sírios entraram em território jordaniano para escapar da ofensiva militar das tropas do regime sírio de Bashar al Assad.

As declarações do porta-voz acontecem horas depois que organizações humanitárias denunciaram que a polícia jordaniana utilizou gás lacrimogêneo contra uma manifestação de refugiados sírios.

O protesto ocorreu na sexta-feira passada no acampamento Zaatari, na província Mafraq, a 60 quilômetros ao nordeste de Amã, em rejeição às más condições do local, que atualmente abriga cerca de 12 mil sírios.

Durante o incidente várias pessoas ficaram feridas, segundo informaram à Agência EFE fontes do acampamento, embora as autoridades não tenham se pronunciado sobre o assunto.

O governo jordaniano estima que mais de 150 mil sírios escaparam para a Jordânia fugindo da violência em seu país desde o início da revolta contra Assad em março de 2011.

EFE   
Compartilhar
Publicidade