PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Israel confirma ataque aéreo em território sírio, diz agência

4 mai 2013 - 05h52
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades do governo de Israel confirmaram neste sábado um ataque aéreo em território sírio e disseram que o alvo era um carregamento de mísseis, de acordo com a agência AP. Os oficiais, que pediram anonimato, uma vez que o assunto é um segredo militar, afirmaram que o carregamento tinha como destinatário a milícia libanesa do Hezbollah, e que a ataque ocorreu na sexta-feira.

O local do incidente não foi informado, e as fontes também não disseram se os aviões israelenses entraram no espaço aéreo do Líbano ou Síria. O governo de Assad ainda não fez nenhuma declaração sobre o assunto, assim como a mídia síria.

Segundo a agência Reuters, o ataque foi aprovado depois de uma reunião secreta no final da noite de quinta-feira da cúpula de segurança do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O premiê vem alertando nas últimas semanas que Israel estaria preparado para uma ação militar se qualquer tipo de armamento estiver sendo transferido para o Hezbollah.

Apesar de a confirmação israelense ainda não ser oficial, fontes do governo dos Estados Unidos já haviam adiantado à imprensa do país o ataque de Israel em território sírio. A embaixada israelense em Washington também evitou confirmar essa informação, mas comentou que "Israel está empenhado em impossibilitar a transferência de armas químicas ou outro tipo de armamento excepcional por parte do regime sírio aos terroristas, sobretudo ao Hezbollah no Líbano".

O Exército libanês listou na internet pelo menos 16 voos de Israel entrando no espaço aéreo do Líbano entre a noite de quinta-feira e a tarde de sexta (horário local), segundo a rede CNN.

Nessa sexta-feira, Obama descartou uma intervenção no conflito sírio por parte das Forças Armadas dos EUA.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade