PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã confirma presença de China e Rússia em reunião sobre a Síria

25 mai 2013 - 04h19
(atualizado às 04h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã, principal aliado no Oriente Médio do regime de Damasco, confirmou neste sábado a presença de representantes da Rússia e da China à reunião sobre a Síria convocada pelo governo iraniano para o próximo dia 29 de maio em Teerã, informou a agência oficial Irna.

Segundo a fonte, o vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Árabes e Africanos, Hussein Amir Abdolahian, ressaltou que países "com diferentes posturas sobre o conflito sírio" foram convidados ao encontro, entre eles Turquia, Catar e Arábia Saudita, os principais defensores dos rebeldes sírios.

Abdolahian explicou que os convites foram feitos "de acordo com a política de Teerã de promover a cooperação regional para ajudar a buscar uma regra ao conflito sírio" pela via diplomática com objetivo de acabar com a violência nesse país.

"O Irã ficaria alegre com a participação de representantes desses três países, embora dependa deles aceitar ou rejeitar os convites", acrescentou Abdolahian.

No último dia 21 de maio, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araqchi, anunciou a convocação de uma terceira reunião patrocinada pelo Irã sobre a Síria para o dia 29 de maio em Teerã, a qual contaria com a participação de diversos países e organizações internacionais.

A reunião pretende dar continuidade as duas anteriores organizadas pelo Irã com o lema "solução política-estabilidade regional", as quais contaram com a presença, entre outros, da ONU, Rússia, China, Índia e alguns países da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba).

Em sua entrevista coletiva habitual de terça-feira, o porta-voz diplomático iraniano também manifestou que, se for convidada, Teerã participará da conferência sobre a Síria que será realizada em Genebra sob o patrocínio dos EUA e da Rússia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade