PUBLICIDADE

Oriente Médio

Investigadores da ONU acusam Síria de usar milícias para massacres

11 mar 2013 - 07h43
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários
O embaixador sírio no Conselho de Direitos Humanos da ONU, Faysal Khabbaz Hamoui, reage durante reunião em Genebra
O embaixador sírio no Conselho de Direitos Humanos da ONU, Faysal Khabbaz Hamoui, reage durante reunião em Genebra
Foto: Reuters

O governo sírio supostamente está usando milícias locais conhecidas como comitês populares para cometer assassinatos em massa que são, por vezes, de natureza sectária, disseram investigadores de direitos humanos da ONU, nesta segunda-feira.

A revolta na Síria começou há dois anos como protestos em grande parte pacíficos, mas se transformou em uma guerra civil opondo principalmente rebeldes sunitas contra o presidente Bashar al-Assad, cuja fé alauíta é uma ramificação do islamismo xiita.

"Em uma tendência preocupante e perigosa, assassinatos em massa supostamente perpetrados pelos comitês populares têm, por vezes, tomado tons sectários", disse a comissão de inquérito da ONU sobre a Síria, liderada pelo brasileiro Paulo Pinheiro, em seu último relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

Os investigadores, que citam relatos de testemunhas e vítimas, também disseram que as pessoas estavam sendo perseguidas ou presas pelos comitês porque são de regiões consideradas como sendo de apoio à rebelião.

O embaixador da Síria, Faysal Khabbaz Hamoui, tomou a palavra no Conselho para negar o relatório, afirmando que foi feito como base em "informações parciais a partir de fontes não confiáveis", e acusou Catar e Turquia de "apoiar o terrorismo" em seu país".

Ambos os lados do conflito, que está atolado em um "impasse destrutivo", cometeram violações contra civis, disseram os investigadores da ONU. Os corpos dos mortos em massacres foram queimados ou jogados em rios, acrescentaram.

As forças rebeldes regularmente executam soldados sírios e milicianos capturados, e criaram centros de detenção em Homs e Aleppo, disse o relatório.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade