PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Hezbollah afirma controlar 80% de cidade estratégica síria

26 mai 2013 - 13h46
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército sírio e o Hezbollah controla 80% da cidade de Al-Quseir, afirmou neste domingo uma fonte ligada ao movimento xiita libanês, acrescentando que a estrada que liga o leste do Líbano a Homs, no centro da Síria, está em "segurança". "Resta apenas tomarmos 20% de Al-Quseir, porque neste domingo conquistamos 10% e o restante já estava em nossas mãos", afirmou esta fonte.

Enquanto isso, "a principal estrada entre Baalbeck e Homs está em segurança", acrescentou. Este é um eixo vital através do qual o movimento xiita libanês envia homens e material para a Síria.

O Exército sírio e o Hezbollah haviam lançado há uma semana um ataque a esta cidade da província de Homs, estratégica tanto para os rebeldes como para o regime por estar situada no principal eixo de ligação com o Líbano e na rota entre Damasco e o litoral, base de retaguarda do regime.

Vinte e dois combatentes do Hezbollah morreram no sábado nos combates pela retomada de Al-Quseir, em poder dos rebeldes, afirmou neste domingo esta fonte. "Houve 22 mortos no sábado: nove corpos foram repatriados no mesmo dia e o restante, domingo", segundo esta fonte.

Segundo uma fonte militar síria, o aeroporto está totalmente cercado e os rebeldes que estão no local perderam contato com aqueles que se encontram no norte de Al-Quseir. Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que se baseia em uma ampla rede de militantes e fontes médicas, indicou dez mortes entre os homens do Hezbollah no sábado em Al-Quseir.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade