PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hamas pede que Hezbollah retire combatentes da Síria

17 jun 2013 - 11h25
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo islâmico palestino Hamas pediu na segunda-feira à milícia libanesa Hezbollah que retire suas forças da Síria, onde elas ajudam o presidente Bashar al-Assad, e que priorize a luta contra Israel.

O Hamas, grupo sunita que controla a Faixa de Gaza, já foi aliado de Assad, mas no ano passado manifestou apoio aos rebeldes que há dois anos lutam para derrubar o presidente, pertencente à seita alauíta, uma variação do islamismo xiita.

“Pedimos ao Hezbollah que retire suas forças da Síria e mantenha suas armas direcionadas contra o inimigo sionista”, disse Moussa Abu Marzouk, líder do Hamas radicado no Cairo, pelo Facebook.

O apelo indica que as relações entre o Hamas e o Hezbollah, um grupo xiita apoiado pelo Irã, continuam se deteriorando. No passado, os dois grupos estiveram aliados na luta contra Israel.

Abu Marzouk disse que a participação do Hezbollah na guerra civil síria alimenta um conflito sectário. Na sexta-feira, o líder da milícia libanesa, xeique Hassan Nasrallah, disse que seus combatentes continuarão atuando ao lado de Assad.

Já o Hamas negou relatos da imprensa de que estaria presente na Síria treinando rebeldes para o uso de armas, produção de bombas e escavação de túneis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade