PUBLICIDADE

Oriente Médio

Guerra na Síria ameaça cidade Patrimônio da Humanidade

30 jul 2012 - 09h01
(atualizado às 10h49)
Compartilhar

A cidade síria de Aleppo, alvo de bombardeios e palco de violentos combates entre os rebeldes e as forças do regime nos últimos dias, é o segundo centro urbano do país, sua capital industrial e financeira e, desde 1986, faz parte do Patrimônio da Humanidade.

Enfrentamento entre tropas do goveno e rebeldes resulta em cenário de destruição nas ruas de Aleppo
Enfrentamento entre tropas do goveno e rebeldes resulta em cenário de destruição nas ruas de Aleppo
Foto: AFP

Situada ao noroeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia, cerca de 350 km ao norte da capital Damasco, esta cidade milenar é a mais povoada do país, com cerca de três milhões de habitantes.

Recuperar o controle total de Aleppo, onde alguns bairros foram tomados pelos rebeldes nas últimas semanas, se transformou em um alvo fundamental para o regime de Bashar al Assad, principalmente pela importância econômica da cidade.

Aleppo (seu nome em árabe é Halab) tem pelo menos seis mil anos de história e é considerada uma das cidades mais antigas do mundo que permaneceram habitadas.

Sua importância histórica e cultural é enorme e em boa medida se deve à sua posição geográfica, na encruzilhada de várias rotas comerciais que uniam Oriente e Ocidente.

Isto favoreceu a criação de um patrimônio monumental de grande riqueza, reflexo das sucessivas dominações da cidade por parte de hititas, assírios, gregos, romanos, omíadas, mongóis, mamelucos e otomanos.

Entre suas atrações destacam-se a cidadela medieval, o mercado e as quase mil mesquitas distribuídas pela parte antiga - entre elas a Grande Mesquita Omíada, cujas obras começaram no século VIII.

A maioria dos habitantes de Aleppo é formada por muçulmanos sunitas, muitos deles árabes, mas também há um grande núcleo curdo. Além disso, a cidade conta com a percentagem mais elevada de cristãos da Síria.

Em 2006, Aleppo foi capital da Cultura Islâmica, o que permitiu que fossem restaurados alguns dos templos e monumentos mais emblemáticos da cidade.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já pediu proteção para o patrimônio cultural de Aleppo, em situação de risco cada vez maior pelos intensos combates registrados atualmente na cidade.

Aleppo é um dos locais sírios inscritos na lista do Patrimônio da Humanidade, junto com Damasco, Palmira, Bosra, o Krak dos Cavaleiros e o Castelo de Saladino e os povoados antigos do norte da Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade