PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Grupos rebeldes sírios não reconhecem Coalizão Nacional

25 set 2013 - 06h28
(atualizado às 06h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Vários grupos importantes de rebeldes sírios afirmaram na noite desta terça-feira que ignoram a liderança de qualquer organização opositora baseada no exterior, incluindo a Coalizão Nacional. "A Coalizão Nacional e o governo de Ahmad Tomeh (eleito no exílio) não são nossos representantes e não os reconhecemos", declararam 13 dos grupos islâmicos rebeldes mais fortes da Síria.

Entre os signatários do texto figuram alguns grupos que se uniram ao Exército Sírio Livre (ESL), como a brigada Al Tawhid, principal força rebelde na província de Aleppo (norte), e os 'jihadistas' da Frente Al Nusra.

O grupo radical Ahrar al Sham e a 19ª Divisão, recentemente incorporada ao ESL, também assinaram a declaração, que defende a aplicação da lei islâmica na Síria. "Estas forças apelam a todos os grupos militares e civis que se unam em torno de um claro contexto islâmico (...) baseado na 'sharia' (lei islâmica) como única fonte da legislação".

Os rebeldes conclamaram à "unidade" e ao "fim das divisões" no interesse maior da Nação (islâmica) sobre o interesse de cada grupo". A declaração ocorre em um momento de crescente violência entre as diversas facções do movimento rebelde sírio.

Infográfico mostra a realidade dos refugiados sírios no Oriente Médio

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-siria-afp/iframe.html" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-siria-afp/iframe.html">Síria AFP</a>
Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade