PUBLICIDADE

África

Grupos causam distúrbios em várias cidades do Marrocos

20 fev 2011 - 16h23
(atualizado às 17h47)
Compartilhar

Grupos de arruaceiros protagonizaram distúrbios em várias cidades marroquinas dentro do dia de protestos convocado por um grupo de jovens pela internet que mobilizou todo o país para pedir reformas democráticas.

Os incidentes mais graves ocorreram nas cidades de Larache (nordeste do país) e Al Hoceima (norte) onde ocorreram saques em filiais bancárias, ataques com pedras a delegacias e comércios e incêndios de veículos.

Um porta-voz do Movimento 20 de Fevereiro - que convocou o protesto pela rede social Facebook - garantiu à Efe que o grupo decidiu deter a manifestação em Rabat para prevenir uma deriva violenta e a fim de desvincular-se dos incidentes.

Na localidade de Al Hoceima, os manifestantes jogaram pedras contra uma delegacia e atearam fogo a dois veículos de Polícia.

Um ativista local disse por telefone à Efe que "os organizadores perderam o controle dos manifestantes quando estes enfrentaram à Polícia, que utilizou gás lacrimogêneo".

Os mais agressivos eram jovens que chegaram às cidades para engrossar as manifestações a partir das zonas rurais de Al Hoceima.

Fontes da Associação Marroquina de Direitos Humanos acrescentaram que a sede do partido governante e prédios públicos foram atacados. Hotéis e restaurantes situados dentro centro histórico de Larache também foram alvos de saques dos manifestantes.

Alguns agitadores foram detidos pela Polícia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade