PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Grupo "Amigos da Síria" estuda em Doha envio de armas para rebeldes

22 jun 2013 - 04h55
(atualizado às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros das Relações Exteriores dos países do grupo "Amigos da Síria" vão se reunir neste sábado em Doha, no Catar, para analisar a questão do fornecimento de armas para os rebeldes sírios e o envio de ajuda humanitária.

Devem comparecer ao encontro os representantes de França, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, Turquia, Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Catar.

Está prevista a participação do secretário de Estado americano, John Kerry, que começa no Catar uma viagem por sete países pautada no conflito na Síria, entre outros assuntos.

Também são esperados membros da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança de oposição.

A agência de notícias oficial do Catar, "QNA", informou que o presidente francês, François Hollande, chega hoje à capital para uma reunião com o emir - o xeque Hamad bin Khalifa Al-Thani - mas não detalhou se estará presente na reunião dos "Amigos da Síria".

Este será o primeiro encontro deste grupo de países desde que Washington anunciou no último dia 13 que tinha a intenção de fornecer, pela primeira vez, ajuda militar aos rebeldes, após constatar que o regime sírio tinha usado armas químicas contra os rebeldes.

O chefe do Conselho Militar Supremo do Exército Livre da Síria (ELS), o general Salim Idris, disse ontem à rede de televisão dos Emirados Árabes, Al Arabiya, que os rebeldes conseguiram armas mais poderosas e que vão mudar a situação no terreno.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade