PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Frente Al-Nosra assume sequestro de Capacetes Azuis na Síria

Grupo diz deter os capacetes azuis em represália pela cumplicidade da ONU com o regime criminoso de Bashar al-Assad

31 ago 2014 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários
Membros da ONU "Capacetes Azuis" foram sequestrados nesta quinta-feira (na imagem, dois deles trabalham na fronteira entre Israel e Síria)
Membros da ONU "Capacetes Azuis" foram sequestrados nesta quinta-feira (na imagem, dois deles trabalham na fronteira entre Israel e Síria)
Foto: Ariel Schalit / AP

A Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda, reivindicou o sequestro de mais de 40 Capacetes Azuis de Fiji detidos há quatro dias nas Colinas de Golã na Síria, segundo o centro americano de vigilância de páginas islamitas SITE.

Este grupo, que luta contra o regime do presidente Bashar al-Assad na Síria, afirmou que estava tratando bem os soldados, em um comunicado reproduzido pelo SITE na noite de sábado.

A Al-Nosra publicou fotos de 45 capacetes azuis, membros da FNUOD, a Força das Nações Unidas encarregada de observar a zona entre Israel e Síria, sequestrados desde quinta-feira.

A ONU indicou que 44 soldados haviam sido capturados. Afirmou que estavam nas mãos de grupos rebeldes, mas não especificou quais.

Washington havia acusado do sequestro a Frente Al-Nosra, que está incluída em sua lista negra de "organizações terroristas estrangeiras". O Conselho de Segurança da ONU também a incorporou à lista de grupos terroristas.

Em seu comunicado, a Frente Al-Nosra diz deter os capacetes azuis em represália pela cumplicidade da ONU com o regime criminoso de Bashar al-Assad, que trava uma guerra sem piedade contra os insurgentes há mais de três anos.

"Durante todos estes anos, as Nações Unidas têm tentado estar ao lado dos sírios em sua revolução e em sua luta contra o regime criminoso, mas não adotaram nem mesmo uma resolução para colocar fim a estes crimes", indica o comunicado.

"No entanto, a ONU aprovou várias resoluções por unanimidade contra os jihadistas, impondo sanções à Frente Al-Nosra ou colocando-a na lista de organizações terroristas", acrescenta o texto.

Os jihadistas estão muito presentes no conflito na Síria, onde o Estado Islâmico e a Al-Nosra são rivais, apesar de compartilharem a mesma ideologia jihadista.

Os capacetes azuis foram capturados após violentos combates entre o exército e grupos insurgentes incluindo a Al-Nosra, perto de Quneutra, na zona tampão delimitada em 1974, onde a FNUOD patrulha.

Outros 75 capacetes azuis, filipinos, que estavam bloqueados devido aos combates, estão agora sãos e salvos, segundo o governo filipino.

Um primeiro grupo de 35 soldados filipinos havia sido evacuado de sua posição no sábado por veículos blindados da ONU, depois que rebeldes sírios atacaram seus companheiros que estavam a 4 km de distância, indicou o tenente-coronel Ramón Zagala.

Os outros 40 soldados enfrentaram os rebeldes sírios durante "um tiroteio que durou sete horas", mas finalmente puderam, se aproveitando da escuridão da noite, chegar a pé a uma posição da ONU a 2 km de onde estavam, disse.

Posteriormente foram levados ao acampamento Ziuani, situado atrás das linhas da ONU, disse Zagala à AFP. "Não há mais confrontos. Todos estão em condições seguras", acrescentou.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade