PUBLICIDADE

Oriente Médio

Foguetes lançados contra reduto do Hezbollah deixam 4 feridos

26 mai 2013 - 08h22
(atualizado às 21h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro pessoas ficaram feridas neste domingo na queda de dois foguetes na periferia sul de Beirute, reduto do movimento xiita Hezbollah, que combate na Síria ao lado das forças do regime, segundo uma fonte da segurança. Mais dois foguetes atingiram uma área residencial no norte da cidade de al-Hermel, também um bairro xiita, causando danos materiais, segundo a CNN.

"Dois foguetes Grad caíram na periferia do sul de Beirute, Chiyad. Um caiu sobre uma concessionária de automóveis, onde quatro pessoas ficaram feridas", declarou a fonte à AFP. Segundo este funcionário, todos os feridos eram trabalhadores sírios".

O segundo foguete atingiu um apartamento e causou grandes estragos, mas sem fazer vítimas, de acordo com um fotógrafo da AFP no local. Os foguetes foram disparados às 6h50 (0h50 no horário de Brasília), segundo os moradores locais. "Este incidente está, provavelmente, ligado ao conflito sírio", afirmou a fonte da segurança. É a primeira vez desde a guerra entre o Hezbollah e Israel em 2006 que a periferia sul de Beirute é atingida. 

O ministro do Interior, Marwan Charbel, foi imediatamente para os locais, onde ele denunciou "um ato de sabotagem com o objetivo de causar discórdia". "Não podemos, neste momento, acusar alguém. Esperamos que o que está acontecendo na Síria não chegue até nós, no Líbano, e que existam pessoas sensatas que compreendam que o Líbano não pode suportar uma tal situação", após vários anos de guerra civil, ressaltou.

Por sua vez, o presidente libanês Michel Sleimane afirmou que "os autores deste ataque (eram) terroristas e vândalos que não (valem) a paz e a estabilidade para o Líbano e os libaneses", de acordo com um comunicado.

Entrevistado pelo canal do Hezbollah Al-Manar, o deputado do movimento xiita Ali Ammar pediu para que "as pessoas não se intimidem com tais atos e que se mantenham determinadas a proteger a resistência". "Nós iremos impedir qualquer tensão religiosa", acrescentou.

Este ataque aconteceu no dia seguinte ao discurso do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que prometeu sábado à noite a vitória na guerra na Síria, onde seu movimento combate os rebeldes, ao lado do Exército.

"A Síria é a última linha da resistência, o apoio da resistência. A resistência não pode permanecer de braços cruzados enquanto sua retaguarda estiver exposta. Se nós não agíssemos, seríamos idiotas", declarou Nasrallah em uma cerimônia em Machghara, no sul do Líbano, em ocasião do 13º aniversário da retirada israelense do Líbano.

Segundo a fonte da segurança, os dois foguetes foram lançados a partir da região de Aïtat, nas montanhas, 13 km ao sudeste da periferia sul. Em um comunicado, o Exército indicou ter encontrado dois lançadores abandonados em Aïtat.

Mais ao norte, em Tripoli, os combates entre partidários e opositores ao presidente sírio Bashar al-Assad prosseguiram nesta madrugada. Trinta pessoas, entre elas três soldados, morreram em seis dias de confrontos, segundo uma fonte da segurança libanesa.

O Líbano está dividido entre partidários do regime, liderados pelo Hezbollah xiita, e aqueles hostis a Damasco, com o ex-primeiro-ministro sunita Saad Hariri à frente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade