PUBLICIDADE

Mundo

Filho mais velho de Kadafi foge após ser preso por rebeldes

22 ago 2011 - 17h35
(atualizado às 20h19)
Compartilhar

Mohamed Kadafi, um dos filhos do coronel Muammar Kadafi, escapou após ser detido pelos rebeldes que tomaram Trípoli, informou nesta segunda-feira um líder da rebelião, que pediu para não ser identificado.

Em imagem aérea, fumaça cobre parte de um bairro de Trípoli, quase totalmente dominada pelos rebeldes
Em imagem aérea, fumaça cobre parte de um bairro de Trípoli, quase totalmente dominada pelos rebeldes
Foto: AFP

"Sim, é certo que escapou", declarou o líder rebelde à AFP em Benghazi, "capital" da rebelião na Líbia. Filho mais velho de Kadafi, fruto do primeiro casamento do coronel, Mohamad conseguiu fugir graças à ajuda de uma brigada de homens fiéis a seu pai, segundo a emissora Al Jazeera, informou a EFE.

Mohamed Kadafi e seu irmão Saif al-Islam, ambos filhos do dirigente líbio, foram detidos no domingo, em Trípoli, em meio ao rápido avanço rebelde sobre a capital. Nesta segunda-feira, Mustafah Abdelkhalil, presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião, havia confirmado a prisão dos dois.

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional

Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais milhares morreram e multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Menos de 48 horas depois, no dia 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques de França, Reino Unido e Estados Unidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade