PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército sírio afirma ter destruído veículo israelense nas Colinas de Golã

21 mai 2013 - 06h40
(atualizado às 07h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército sírio anunciou nesta terça-feira em um comunicado que destruiu um veículo israelense que atravessou a linha de cessar-fogo nas Colinas de Golã.

"Nossas Forças Armadas destruíram um veículo israelense com tudo o que transportava, que vinha dos territórios ocupados. Este veículo cruzou a linha de cessar-fogo e avançava para a localidade de Bir Ajam, situada na parte síria liberada (de Golã), onde existem grupos terroristas", afirma o comunicado. Segundo o exército sírio, o incidente aconteceu durante a madrugada. 

"Terrorista" é o término utilizado pelo regime sírio para designar os rebeldes que combatem o governo de Damasco. "Esta agressão flagrante mostra novamente o envolvimento da entidade sionista (Israel) no que acontece na Síria e a coordenação direta com os grupos terroristas armados", destacou o exército.

Durante a madrugada, soldados israelenses abriram fogo na região, depois que foram alvos de disparos procedentes da Síria, informou o exército de Israel. "Durante a noite, uma patrulha do exército foi alvo de disparos perto da fronteira síria nas Colinas de Golã. Não foram registrados feridos. O veículo foi atingido. Os soldados israelenses responderam e abriram fogo com precisão", afirma um comunicado militar.

As Colinas de Golã são uma região do sudoeste da Síria que Israel ocupou na guerra de 1967. Em 14 de dezembro de 1981, o Estado hebreu anexou a região, uma decisão condenada pelo Conselho de Segurança da ONU e não reconhecida pela comunidade internacional. Depois da guerra árabe-israelense de 1973, a Síria recuperou a cidade de Quneitra e seus arredores, o que chama de "zonas liberadas" em comparação com a região que permanece sob ocupação israelense.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade