PUBLICIDADE

Executivo do Google afirma que beijou soldados que o agrediram

14 fev 2011 - 06h55
(atualizado em 16/2/2011 às 08h43)
Compartilhar

Libertado após 12 dias de detenção no Egito, o jovem executivo da gigante da internet Google Wael Ghonim afirmou que beijou os soldados que vendaram seus olhos e o agrediram durante o período que ficou preso.

Wael Ghonim: "Não sou um heroi, dormi durante 12 dias. Os herois são os que estavam nas ruas"
Wael Ghonim: "Não sou um heroi, dormi durante 12 dias. Os herois são os que estavam nas ruas"
Foto: AP

"Tirei a venda dos olhos e disse 'olá', e beijei cada um deles", disse o diretor de marketing do Google para o Oriente Médio e a África do Norte em uma entrevista ao programa 60 Minutes do canal americano CBS, exibida no domingo.

Ghonim ganhou destaque ao se tornar um porta-voz das manifestações que exigiam a renúncia do presidente Hosni Mubarak. "Estava enviando uma mensagem", disse.

O executivo de 30 anos explicou que as agressões não foram sistemáticas. "Eu os perdoei, devo dizer. Eu os perdoo porque eles estavam convencidos de que eu estava prejudicando o país", destacou.

Ghonim afirmou que estava por trás da página do Facebook "Todos somos Khaled Said", a qual se atribui parte da responsabilidade nas mobilizações pela democracia que dominaram o país.

A Google fez uma grande campanha pela libertação de Ghonim, quando ele desapareceu no Cairo em 27 de janeiro.

Quando o regime do Egito cortou o acesso à internet no fim de janeiro para tentar sufocar as manifestações contra o governo, o Google uniu forças com o Twitter para criar uma ferramenta que permitira aos egípcios "tuitar" por telefone.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade