PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Estado Islâmico toma mais áreas na província síria de Aleppo

A entrada do grupo Estado Islâmico nessas seis localidades faz parte da tentativa de dominar o norte de Aleppo, que somaria às suas posições nas províncias orientais de Al Raqqah e Deir ez Zor

13 ago 2014 - 06h22
(atualizado às 07h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Estado Isl&acirc;mico toma mais &aacute;reas na prov&iacute;ncia s&iacute;ria de Aleppo nesta ter&ccedil;a-feira</p>
O Estado Islâmico toma mais áreas na província síria de Aleppo nesta terça-feira
Foto: Stringer / Reuters

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle de seis localidades no nordeste da província síria de Aleppo, no norte do país, após duros enfrentamentos com outras organizações islamitas rivais.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou nesta quarta-feira em comunicado que o EI ocupou as aldeias de Al Masudiya, Al Aziziya, Dubiq, Al Gour, Turkoman e Ajtarin, após a retirada da Frente al Nusra - filial da rede terrorista Al-Qaeda na Síria, junto com outras facções armadas islamitas.

Ajtarin é considerada uma zona estratégica para o EI porque abriu as portas para Maré, o mais importante reduto da Frente Islâmica; e para Azaz, perto da fronteira turca, e a expectativa é que estas duas zonas sejam os dois próximos alvos da organização jihadista.

A entrada do EI nessas seis localidades faz parte da tentativa de dominar o norte de Aleppo, que somaria às suas posições nas províncias orientais de Al Raqqah e Deir ez Zor.

Os combates entre o EI, por um lado, e o Frente al Nusra e as brigadas islamitas aliadas, do outro, causaram um número indeterminado de mortos e feridos nos dois lados, enquanto prosseguem os confrontos nos arredores da aldeia Arshaf.

O OSDH também destacou que a Brigada Dawoud al Islami, que jurou no começo de junho passado lealdade ao EI, teve um grande participação nos choques e na ocupação dessas seis localidades.

Após se unir ao EI, a brigada transferiu seus combatentes e armas da aldeia de Sermin, localizada na província de Idlib (oeste da Síria) às zonas sob controle do EI, na província de Al Raqqah.

No domingo o EI tomou o controle de três localidades no leste da província síria de Deir Zur, após vários dias de confrontos com os combatentes tribais dali. A organização extremista sunita proclamou no final de junho um califado no Iraque e na Síria.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade