PUBLICIDADE

Estados Unidos

Diretor da CIA chega à Turquia para analisar situação na Síria

3 set 2012 - 05h53
(atualizado às 06h24)
Compartilhar

O diretor da CIA (agência de inteligência americana), David Petraeus, está nesta segunda-feira na Turquia para analisar com as autoridades do país a situação na vizinha Síria, imersa em uma violenta guerra civil, informa hoje a imprensa local.

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

Petraeus chegou na noite de domingo a Istambul a bordo de um avião particular e sob extremas medidas de segurança no que é sua segunda visita à Turquia nos últimos seis meses. A Turquia acolhe dezenas de milhares de refugiados sírios em seu território, entre eles centenas de militares.

O jornal Aksman assegura que além da Síria serão analisados assuntos relacionados com o terrorismo e os mais recentes ataques do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Petraeus deve se reunir com o chefe dos serviços de inteligência da Turquia (MIT), Hakan Fidan, e mais tarde com o primeiro-ministro turco, o islamita moderado Recep Tayyip Erdogan.

A visita do alto funcionário americano coincide com o último ataque do PKK contra as forças de segurança turcas no qual morreram dez soldados, enquanto fontes não oficiais asseguram que cerca de 20 rebeldes foram abatidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade